Marketing Digital? Comece do Jeito Certo!!

O marketing digital é uma modalidade de marketing voltado para o mundo online. Consiste em técnicas para comercialização de produtos, captação de novos clientes, melhorar a imagem que estes clientes em potencial têm de sua empresa utilizando internet e telefonia celular.

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A definição de marketing digital retirada da Wikipedia é basicamente que ele é mais ou menos um tipo de janela para o marketing de produtos ou serviços e usa tecnologias digitais na internet, mas também da telefonia móvel, dispondo publicidade na grande maioria de suas formas.

 

Para entender melhor o que é marketing online e como ele surgiu vamos falar um pouco sobre cada uma de suas etapas para que você possa ter em mente que este tipo de marketing não é invenção dos tempos modernos.

 

O marketing Digital surgiu juntamente com a internet por volta de 1960. A partir daí ele só cresceu principalmente a partir da comercialização da internet e da introdução da web na década de 90. Neste período ficou mais fácil fazer aplicações do comercio eletrônico, marketing tradicional, leilões e compras eletrônicas.

 

Em 1994 ocorreu a primeira tentativa de divulgação comercial nos Estados Unidos feita por um escritório de advogados chamado Carter e Siegel. Não foi bem-sucedida esta ação, e ficou conhecida justamente por isto.

 

Em 1995 e 1997 o mundo presenciou a primeira venda de e-commerce feita pela Amazon e o primeiro blog nos moldes dos blogs atuais por Jorn Barrer.

 

Na década de 90 também surgiu o gigante Google e termos como SEO se popularizavam em meados de 2004.

 

Nos anos 2000 a coisa se intensificou com a venda de telefones celulares smartphones e começaram a surgir os aplicativos de mensagens como o WhatsApp.

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A forma como este marketing tem se desenvolvido desde 1990 e 2000 tem mudado a maneira como as marcas e negócios utilizam a tecnologia para se promover. As campanhas promovidas por esta forma de marketing estão ficando cada vez mais relevantes, as plataformas digitais estão aumentando sua incorporação dentro dos planos de marketing.

Assim como as pessoas se utilizam de dispositivos digitais ao invés de irem em lojas físicas, o marketing virtual, como também é chamado, tem sido como uma ferramenta chave na busca de novos negócios.

E por que devo saber sobre isto?

 

QUAIS AS VANTAGENS DE SE USAR MARKETING DIGITAL

 

Na verdade, para ter em mente que o marketing virtual data de bastante tempo atrás. E também para analisar a sua evolução no mundo globalizado.

 

Para aprimorar o desempenho das empresas, o Marketing Digital traz técnicas de criação de conteúdo relevantes e adequados ao SEO, estruturação de sites, segmentação do mercado consumidor entre outros. Usar a internet para atingir público qualificado e assim desenvolver sua marca é um dos objetivos principais.

 

As ações de Marketing Digital são: SEO (Search engine optmization), SEM (Search engine marketing), marketing de conteúdo, marketing de influência, automação de conteúdo, campanhas de marketing, e-commerce, mídias sociais, e-mail marketing, publicidades, e-books, jogos ou qualquer outra forma de mídia digital. Também atinge a tecnologia móvel.

O termo digital surgiu mesmo foi na década de 90. O marketing online ficou mais popular em 2000 em diante com a proliferação dos dispositivos que dão acesso a mídias digitais. Também podemos nos referir a ele como marketing online.

 

Para que ele serve?

 

Para atrair público qualificado e aumentar seus ganhos as ações de marketing devem ser pontuais. Desde a produção de conteúdo para sites e blogs até a disposição do seu site na web deve-se pensar sobre cada detalhe importante que poderá fazer a diferença.

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Em termos mais gerais podemos dizer que esta modalidade de marketing serve para beneficiar as marcas nas suas campanhas de marketing e afins. Existem várias marcas conhecidas como, Neutrogena, MAC, Olay entre outras que fazem uso do marketing online.

 

 

Na era digital o seu uso do Marketing Digital não só beneficia o comercio de produtos e a oferta de serviços como torna o serviço de suporte ao consumidor cada vez mais possível fazendo-os se sentirem mais valorizados e assistidos.

 

Desta forma as empresas recebem tanto feedback positivo quanto feedback negativo e os clientes acabam por determinar se as plataformas de mídia digital funcionam bem para cada um deles ou não.

 

Seja produto ou serviço, com a internet é bem mais prático colocar um negócio em evidência, planejar as ações de publicidade e propaganda, acompanhar esse cliente em potencial onde quer que ele esteja e oferecer benefícios.

 

É comum os consumidores postarem comentários, feedback, online e assim as marcas ficam cada vez mais próximas dos clientes como nunca antes aconteceu.

 

A propaganda boca a boca, muito conhecida e uma das melhores por sinal, sempre teve um efeito mais positivo entre os consumidores. Os clientes têm a tendência de acreditar mais no que lhes é indicado do que em qualquer outra forma de conhecimento de uma marca.

 

Plataformas como Facebook e You Tube tiveram cerca de mais de 90 milhões de usuários registrados em 2015. O que mostra a grande quantidade de pessoas que acessam essas mídias sociais.

 

A chave de tudo é a integração entre as campanhas que sua marca faz e as mídias sociais. Com essa interação fica mais fácil saber como seu cliente está fazendo uso de seus produtos e serviços e se eles estão agradando.

 

É como se fosse um termômetro que mede a que temperatura está o nível de satisfação do usuário. A informação e de fácil manuseio e acesso pelas comunicações digitais.

 

Pessoas com acesso à internet podem fazer uso de variados meios digitais o que cria um multicanal onde a informação é passada adiante pelo mundo por qualquer pessoa mesmo que não se saibam quem cada um é.

 

Esta forma de interagir cria um tipo de conversação entre o público alvo e facilita com que as empresas possam expandir seus negócios.

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A vantagem competitiva é justamente poder mensurar um padrão de comportamento dos usuários dos seus produtos ou serviços através do feedback que eles têm lhe dado.

 

Isto também pressiona a empresa a manter os padrões de qualidade do que oferece como também do tratamento pós-venda.

 

Efetividade é a palavra-chave. Marcas que tem seu conceito aprovado e passado adiante por diversas pessoas chegam a alcançar diversos tipos de países através da mídia digital.

 

O uso do marketing online não deve ser feito em excesso, pois pode resultar em imagem negativa ao contrário.

 

As grandes vantagens em se fazer marketing através de mídias digitais é o fato de se manter cada vez mais próximo ao seu público. É como se você morasse dentro da casa de cada um deles por intermédio dos produtos ou serviços que você disponibiliza a cada qual.

 

Para este tipo de marketing não há barreiras e tudo fica mais fácil, de fácil entendimento e concepção. Você pode dar sua opinião sobre qualquer coisa e sua opinião vai ser ouvida por milhões, para não dizer bilhões.

 

Sua marca passa a ser mais creditada e visível diante do consumidor e sua empresa cada vez mais próximas.

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Algumas das vantagens deste tipo de marketing são as seguintes:

  • Segmentação da clientela;
  • Analise apurada da concorrência;
  • Baixo custo relativo envolvido;
  • Maior contato com o cliente.

 

Outbound Marketing x marketing de entrada

 

Em termos simples, marketing virtual é a promoção de produtos e suas marcas via uma ou mais formas de mídia eletrônica. A diferença entre o primeiro tipo de marketing e o marketing tradicional é que este envolve o uso de canais e métodos que possibilitam visualizar os resultados das campanhas de marketing em tempo real.

 

Para começar com a diferença entre outbound marketing e inbound marketing é preciso separar os dois e explicar cada um pouco a pouco.

 

Outbound marketing é a forma mais tradicional de trabalhar o marketing. São as ações de telemarketing, propaganda em rádio e televisão, adwords, adsense e outros, prospecção ativa, flyers outdoors e mala diretas.

 

É o oposto de inbound marketing que significa a forma de conquistar clientes usando trafego orgânico e espontâneo até a conversão em vendas.

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Pensar que as técnicas de outbound marketing estão ficando cada vez menos efetivas é pensar que pessoas já são inundadas de publicidade o dia todo, o tempo todo. Ao invés de fazer propagandas massivas para pessoas as quais você está tentando captar, você pode optar pelas formas de inbound marketing.

 

Muito mais do que atrair o cliente o inbound marketing busca fidelizar a clientela através de conteúdo de qualidade para o seu público. Funciona mais ou menos como se fosse um funil. Para esse funil você vai encaminhar determinados clientes até que eles se transformem nos seus consumidores em potencial.

 

No inbound marketing o cliente deve ser conquistado e não amarrado e amordaçado para que ele faça o que você deseja dele.

 

Alguns canais de atração do inbound marketing:

  • Sites;
  • Blogs;
  • Mídias sociais.

Voltando a falar do outbound marketing, ou marketing tradicional, este traz o cliente oferecendo serviços e produtos. É uma forma de ir atrás do cliente de maneira mais ativa sem que se tenha que gerar interesse real que é o que os blogs e sites especializados fazem.

 

Todo tipo de publicidade maciça que você vê na internet, você estará tendo contato com o outbound marketing.

 

Partindo agora para a diferença entre os dois tipos temos que no outbound a abordagem é bem mais agressiva, buscando o cliente onde ele se encontrar. No inbound o cliente deve percorrer todo um caminho até chegar ao objetivo final que é o seu produto ou serviço.

 

As duas abordagens são eficazes, mas óbvio que utilizam técnicas diferentes de captação. O objetivo é o mesmo, conseguir um cliente em potencial e mantê-lo, mas a forma como é feita é que é uma das diferenças entre os dois.

 

Mais uma divergência seria o custo. No outbound o gasto é bem maior. Você precisará atingir o máximo de pessoas nas suas campanhas, por isso é bem mais caro que o inbound marketing. Através da conquista do cliente nos seus sites ou blog, você pode ir comendo pelas bordas até chegar ao meio.

 

É mais demorado o resultado do inbound marketing, porém é bem mais efetivo já que o cliente só chega até você por ele assim o quer. O retorno do investimento em inbound é também bem maior que o retorno do marketing tradicional.

 

No outbound marketing você vai atrás do cliente e como dizem alguns: o pega pelo pé. Mas será que com tanta informação na internet, tanta publicidade exagerada, o público ainda pode ser captado pelo marketing tradicional?

 

A resposta para esta pergunta é sim, eles podem ser captados pelo marketing tradicional. As duas formas de marketing podem trabalhar juntas e angariar esforços para que o cliente se sinta à vontade com a sua marca.

 

Vamos ver algumas formas de outbound marketing?

  • Geração de leads;
  • chamadas frias;
  • E-mail marketing;
  • Mala direta;
  • PPC;
  • Anuncio em mídia social;

 

MARKETING DE CONTEÚDO

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Segundo o site marketingdeconteudo.com, o marketing de conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva de sua marca e assim gerar mais negócios.

 

Por que começar com o marketing de conteúdo?

 

  1. Se você quer melhorar seu relacionamento com a clientela;
  2. Se você quer melhorar a sua marca;
  3. Aumentar a visibilidade de sua marca;
  4. Criar a propaganda boca a boca positiva;
  5. Informar e instruir seu público;
  6. Aumentar a venda de produtos ou serviços de sua empresa;
  7. Trabalhar melhor o pós-venda.

 

Se estiver buscando os motivos acima, então deve investir pesado em marketing de conteúdo.

 

O marketing de conteúdo é a mais nova forma de promoção baseada em informações disposta na web. Se você tem um blog de sucesso você também pode ter vários clientes em potencial. Informar nunca foi tão vantajoso como é na atualidade.

 

Através do marketing de conteúdo você pode conseguir maior engajamento e percepção positiva de sua marca.

 

Planejar, executar e mensurar são palavras chave de todo esse processo. Com o planejamento você não coloca conteúdo não relevante online. Você terá oportunidade de pesquisar mais a fundo o que motiva seu público a comprar seus produtos ou utilizar dos seus serviços.

 

Nesta etapa você traçará os objetivos, gerara brand awareness e educara o mercado para o que você estiver oferecendo. É neste momento também que você gerará leads, diminuirá o seu custo e aumentara o life time value – valor que o cliente gasta na sua empresa como um todo.

 

No planejamento você também poderá criar personas, fazer entrevistas com os clientes e pesquisas online. A partir daí vai escolher o melhor canal de conteúdo.

 

Na fase da execução fica mais fácil a integração entre o planejamento e a pratica. A partir daí você verá se seu conteúdo está obtendo o resultado desejado ou se só está sendo mais um a ser oferecido.

 

Neste momento você poderá escolher onde vai colocar o seu blog, qual será o custo, implementara SEO, escolhera um tema responsivo para o seu blog, verificara métricas, configurara as redes sociais, divulgara o seu blog ou site entre outras coisas.

 

Na fase da mensuração é a hora de avaliar tudo que tem sido feito até então. Esta fase assim como as outras são de muita importância para se conseguir o objetivo final que é a conversão.

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É nesta etapa que se calcula o ROI, que é o retorno sobre investimento. Você agora vai poder ter em mãos dados quantitativos sobre o seu blog e a receita que ele está te gerando.

 

Mas será que as pessoas compram mesmo com base nos conteúdos?

 

A conversão que é a fase final do processo de afunilamento de público ocorre tanto com o inbound marketing quanto com o outbound marketing. O fato é que com conteúdo atrativo no seu blog você não só estará informando o cliente em potencial como estará assinando uma carta em que você será a peça principal.

 

Você figurara como um especialista no assunto e que por esta razão está escrevendo e obtendo maiores comentários a respeito. É uma forma de interagir. É uma forma diferente, mas muito eficiente no alcance dos resultados.

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Pense da seguinte maneira: você tem um blog de sucesso e suas postagens são muito bem comentadas e compartilhadas. Se você quiser oferecer um produto ou serviço que tenha bases naquilo do qual o seu blog trata, você com certeza obterá êxito.

 

O marketing de conteúdo é desta forma, ele escolhe o público, segmenta o público e logo depois deste público passar pelo funil – jornada de compra – ele vai converter em produto ou serviço. Logo após há o que chamamos de pós-venda. Nesta etapa que faz parte da avaliação o cliente mantem contato através de feedback com você.

 

É o feedback que vai te fazer entender como melhor satisfazer o seu público consumidor, no que mais você deve melhorar para atingir os resultados esperados na sua empresa.

MARKETING DIGITAL NAS REDES SOCIAIS E SUA IMPORTANCIA

 

 

As redes sociais nos dias de hoje são cada vez mais ditadoras de comportamento. Através delas você consegue mensurar e aprimorar seu contingente de pessoas envolvidas com o seu produto ou serviço.

 

É um termômetro a ser considerado. É uma forma de interagir melhor com o seu público consumidor. É nas redes sociais que as pessoas têm acesso a informação como também a propagandas.

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Existe a propaganda gratuita que vai sendo compartilhada por aqueles que são inscritos na sua página e está também gera trafego orgânico, como também tem a propaganda paga que também é uma forma de gerar trafego orgânico.

 

A importância das redes sociais se dá por estes motivos:

 

  • Facilidade em obter informação;
  • Informação segura e comprovada;
  • Maior contato com feedback de outros consumidores.

 

É bem verdade que com o surgimento das redes sociais o mundo ficou cada vez mais interativo e as informações cada vez mais próximas. Dentro das redes sociais você pode fazer uso do inboud marketing como do outbound marketing. Como?

 

Você pode escrever previas de artigos com poucas palavras e enviar um link para um artigo maior em seu blog na forma de propaganda feita pela sua página no facebook, por exemplo, ou você pode fazer uma propaganda paga no próprio facebook que te link com o seu blog.

 

As duas são formas criativas de lidar com informações que podem gerar resultados. É preciso na verdade um pouco de cautela na hora de fazer sua publicidade para não encharcar o cliente com muitas informações que ele pode nem mesmo da atenção devido a quantidade.

 

Podemos usar este tipo de canal como um canal de atendimento ao cliente. Redes como Facebook, Instagram, Twitter, Google+, Linkedil entre outras são algumas das redes mais utilizadas dentro do marketing virtual.

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Mais do que uma forma de informar e também uma forma de promover e manter contato direto com os consumidos, mas não se deve utilizar desta forma das redes sociais como um outdoor virtual exagerado, já que quanto mais publicidade tiver, mais as pessoas ficarão cansadas de vê-las.

 

Já dizia Cluetrain Manifesto quando tratou do trabalho com mídias sociais:

 

“Mercados são conversações. Seus membros se comunicam em uma linguagem que é natural, aberta, honesta, direta. ” – Cluetrain Manifesto.

 


Levando-se em consideração que 80% dos brasileiros pesquisam antes de efetuar uma compra, é preciso promover seu produto de forma qualificada e concisa.
Para que se consiga resultados com publicidade em mídias sociais é preciso investir no longo prazo. Desta forma os usuários vão sendo preparados pouco a pouco e vão construindo a imagem que eles têm sobre sua empresa ou negócios com bases concretas.

 

Existem algumas dicas que devem ser seguidas no trato da clientela nas redes sociais:v

 

Não exagerar no uso das informações, não postar com muita frequência nas redes sociais, mas sem abandonar a sua página e sempre colocar links são dicas importantes na hora de tratar com os usuários do seu negócio.

ALGUMAS DAS MELHORES FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL

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Para tratar desta parte você deve compreender que existem várias ferramentas de marketing que podem ser utilizadas ultimamente e são de grande auxilio.

 

Vamos citar algumas mais importantes aqui para te dar um norte na sua trajetória:

1 – Adbeat: é um software onde se pode monitorar o comportamento dos anúncios de seus concorrentes online. O software pode ser avaliado gratuitamente por 30 dias, depois é cobrado um valor d R$99,00 reais mensais;

2 – Asgooroo: também é um software para monitoramento de anúncios de concorrentes;

3 – Moat: outra ferramenta de monitoramento. Nela você poderá saber onde os anúncios de seus concorrentes foram colocados para que você programe os seus anúncios também;

4 – KeywordSpy: muito útil esta ferramenta. Nela você pode ver as palavras chaves mais utilizadas pelos seus concorrentes e quanto eles estão gastando em Adwords.

5 – SEMrush: monitore suas palavras chave orgânicas. Também vem com ferramentas de SEO. É pago e custa R$ 69,95 mensais.

6 – Alertas do Google: Alertas do Google ou Google Alerts é utilizado para ficar mais informado sobre os seus concorrentes recebendo todas as informações na caixa de entrada de seu e-mail. É gratuito.

7 – Fanpage Karma: monitora dados de páginas sociais. A versão paga também pode monitorar contas do Twitter.

8 – Feedly: é uma ferramenta que está crescendo muito ultimamente e é um leitor de RSS.

9 – org: é utilizado para encontrar um gama de informações sobre o marketing inbound. É geralmente utilizado por profissionais da área que desejam se manter atualizados sobre as novidades do marketing online;

10 – Slideshare: esta tecnologia cria apresentações eficazes para a sua empresa;

11 – MailChimp: ferramenta de auxilio no e-mail marketing, MailChimp é uma forma de criar listas de e-mail e divulga-las;

12 – Anúncios patrocinados no Facebook: com estes anúncios você fica cada vez mais próximo dos seus consumidores e reforça a visibilidade de seu conteúdo;

13 – Inboud Writter: Otimiza conteúdos através da segmentação de clientes;

14 – Pinterest: aqui tudo que serve de inspiração para o marketing de conteúdo;

15 – Google Keywords tool: buscador de palavras chave e conteúdo para o corpo de seus artigos;

16 – it: ferramenta que te possibilita redimensionar tamanhos de imagens online para que você adeque as imagens que você baixou ou criou;

17 – Survey Monkey: é uma forma de fazer questionários e obter informações online através de pesquisas;

18 – Google Analitics: ferramenta de monitoramento de dados de sites de clientes. É uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google;

19 – Picktochart: ferramenta para criação de infográficos online;

20 – Social Rank: é uma ferramenta que mede o engajamento do público do Twitter e Instagram;

21 – Buzzsumo: para planejar o seu conteúdo e buscar os artigos mais compartilhados nas redes sociais a partir de uma determinada palavra-chave;

22 – StackEdit: é uma ferramenta que permite publicar textos diretamente no wordpress sem que se tenha que ficar conferindo espaçamento.

 

Todas estas ferramentas reduzem muito o tempo que se é gasto na confecção de conteúdo, otimizam blogs e sites para o ambiente online e mensuram resultados.

 

TENDENCIAS DO MARKETING DIGITAL NOS PROXIMOS ANOS

 

Quando se trata de tendências o marketing online nos traz boas novidades. É cada vez mais fácil compreender que sem estar na internet você não tem grandes chances de dar certo. E o marketing virtual te traz inúmeras formas de aproveitar esta onda a seu favor.

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Vamos listar abaixo algumas delas:

  • Investimento em vídeo;
  • Mídias sociais como divulgadores de conteúdo e propaganda;
  • Sites responsivos e SEO oriented são mais bem cotados nos mecanismos de busca;
  • SEO como tendência para o marketing virtual
  • Utilização de links patrocinados em abundancia – aqui mais uma vez a briga entre Google e Facebook
  • Redes sociais cada vez mais atrativas
  • Marketing para dispositivos móveis
  • Inbound marketing estará em alta
  • Big Data cada vez mais decisivo
  • E-mail marketing cada vez mais utilizado
  • Marketing virtual dominando pequenas e medias empresas

 

Vamos agora explicar pormenorizadamente cada um destes tópicos desta lista acima. Começando com o investimento em vídeo o que podemos dizer é que ferramentas como Vimeo e YouTube estão cada vez mais em alta. Quase que cem por cento das empresas que investem na internet mantem um canal online.

 

É uma forma de manter os consumidores próximos a você como também de informa-los sobre o seu negócio ou outras informações também de grande utilidade. Com um canal você pode pulverizar conteúdo de forma interativa e em alguns casos até em tempo real.

 

Em relação as mídias sociais como divulgadoras de conteúdo e propaganda, temos os mais atuais como Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram, Google+ entre outros. Nestas redes é possível obter informações como também feedback dos outros clientes sobre o produto ou serviço de determinada empresa.

 

É nas mídias sociais que as coisas mais acontecem. Você pode levar pessoas a clicar em anúncios seus do Facebook, como pode enviar um link no Google + sobre um serviço que você ofereça.

 

É muito prático e a resposta é rápida e concisa. Você saberá exatamente o que o seu público pensa e poderá interagir com ele em tempo real. Tanto por anúncios pagos ou anúncios gratuitos, as mídias sociais ainda são a melhor opção para se encontrar, captar e manter clientela.

 

Também é possível para você através destas mídias sociais mensurar o alcance de suas publicações e assim calcular o retorno do investimento feito em propaganda pela sua empresa.

 

Sites responsivos e SEO oriented são mais bem cotados nos mecanismos de busca nos dias de hoje. Responsividade é quando seu site ou blog pode ser visto facilmente tanto de um computador, como tablete e telefone celular. É uma forma de otimizar os dados tornando-os mais bem preparados visualmente. O que seria SEO oriented? A orientação para SEO é a orientação para os motores de buscas. Os motores de busca do Google rankeam páginas que possuem configuração adaptada para seus motores e os premia com as mais altas posições nas buscas orgânicas.

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Um site orientado para SEO tem grandes possibilidades de conseguir tráfego orgânico qualificado no Google e com isso atingir resultados mais rapidamente.

 

SEO na realidade é uma tendência no Marketing Digital. São oportunidades que você como blogueiro ou dono de site tem para melhor figurar nas buscas e conseguir que as pessoas entre no seu site. A partir daí você terá que traçar metas de manutenção de clientela.

 

Dentre outas opção também temos a dos links patrocinados no Google e Facebook. É uma boa pedida para aqueles que querem investir no marketing outbound.

 

Nas redes sociais você encontra de tudo. Desde informações a promoções as pessoas tem acesso irrestrito e podem dispor das informações da maneira que acharem melhor.

 

É com esta ferramenta poderosa que muitas empresas contam. Além de tudo ainda proporciona contato um a um com os usuários. Segundo o site Olhar Digital oitenta e nove milhões de brasileiros acessam o facebook.

 

Contando com este quantitativo você pode mensurar a quantidade de promoções que devem fazer, o público, faixa etária entre outros dados relevantes.

 

Nesta plataforma fica mais fácil segmentar o seu público para que somente os que se adequarem em um perfil determinado por você recebam o seu anuncio. No Google também os interesses são os mesmos e as propagandas diretivas.

 

Por um outro ângulo temos o marketing voltado para dispositivos moveis. Existem várias formas de propaganda em aplicativos nos celulares smartphones. É comum ao entrarmos em um aplicativo vermos na sua base um banner de alguma empresa ou produto.

 

Existem também publicidades em redes sociais adaptadas para celulares como é o caso do You Tube, Snapchat, Instagram entre outros.

 

No que tange o inbound marketing o que podemos falar é que realmente ele é uma grandiosa tendência para o futuro. Investir em conteúdo nunca foi tão rentável como nos dias de hoje. O inbound marketing traça metas a serem atingidas no longo prazo, mas com muito melhor qualidade.

 

Big data é aglomerado de dados estruturados e não estruturados de que as pessoas fazem uso. Não basta ter muita quantidade de dados, o que importa realmente é a qualidade das estruturas de dados.

 

Muita gente pensa no e-mail marketing como sendo uma técnica antiquada e não eficaz, mas o que tem sido provado atualmente é o contrário. E-mail marketing é uma ferramenta que se bem utilizada pode trazer inúmeros benefícios.

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Não basta encher a caixa de e-mail de suas leads com propaganda. A tendência aqui também é informação antes de tudo. Através do e-mail marketing você pode construir formulários de questões para melhor conhecer seu público. Pode colocar links que direcionem o seu blog entre outras coisas.

 

Muitas empresas estão investindo nesta forma de marketing, pois consideram que também seja uma maneira de se colocar mais próximo ao cliente e mantê-lo informado sobre as novidades.

 

Você deve ainda ter uma pequena dúvida pairando na sua cabeça sobre o marketing online. Deve estar pensando por que devemos investir pesado neste tipo de marketing ao invés do marketing tradicional.

 

Para acabar com as suas dúvidas eu vou dizer uma coisa bem simples: os dados são interligados e quem não fizer uso desta forma de marketing estará perdendo uma grande parcela de clientes reais que poderiam ser conquistados de uma forma mais prática e com menor custo.

 

Segundo dados do IBGE em um artigo feito em abril de 2016, o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil. Ou seja, de qualquer maneira os brasileiros estão entrando na internet e se filiando a empresas com as quais tem relação.

 

CONCLUSÃO

 

É importante fazer este estudo para que se tenha uma pequena ideia do muito que há para se aprender sobre marketing digital.

 

As mais variadas maneiras de se fazer com o público se interessar pela sua marca de forma genuína e sem vícios. É um caminho árduo, muitas vezes pode parecer que não compensa, mas na verdade estará trazendo frutos ao longo do tempo.

 

E uma forma de usufruir da internet e os vários frutos que ela pode dar. No inbound marketing como no outbound marketing basta se posicionar e concatenar as duas formas transformando-as em uma única forma.

 

Converter dados estruturados em números, em resultados e poder dispor destes resultados em tempo real. É estar cada vez mais próximo do público de forma a manter uma relação duradora que é o que a grande maioria das marcas querem.

 

É fazer uso das ferramentas de marketing e das redes sociais como grandes aliadas nesta luta que se manter no mercado. É oferecer não só produtos e serviços, mas também informação. É conquistar o cliente passo a passo e não pega-los pelo pé de forma abrupta.

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 É ver as vantagens do este tipo de marketing oferece e compreender seus pormenores para poder fazer melhor uso dele. O marketing online é uma solução antes mesmo de ser uma dificuldade. É uma grande opção de se manter no mundo virtual com seus pontos positivos e negativos.

 

É a congregação de informações e resultados com um só objetivo que é captar e manter clientes e para no fim converter em vendas. Para este tipo de marketing a opinião de cada pessoa conta muito e forma como estas pessoas veem sua marca.

 

Afinal manter uma marca no mercado não é uma atividade muito fácil de se fazer, é preciso construir bases concretas na concepção até a finalização da ideia. É preciso muito cuidado e preparo no que tange a satisfação do cliente.

 

É preciso saber que o consumidor é mais do que um público em potencial ele é alguém que pode levar sua empresa a colher bons frutos no futuro.

 

Para este tipo de marketing o histórico é mais valioso que os pontos objetivos do todo. É uma forma de compreender a cabeça de cada pessoa que se coloca no patamar de consumidor e entender o que faz com que esta relação se converta em vendas.

 

Nesta forma de marketing tudo que conduz o cliente neste caminho é informação valiosa e pode ser aproveitada de forma que possa trazer melhores resultados.

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Eduardo Macedo

Blogueiro, Empreendedor Digital com a missão de ajudar o maior numero de pessoas a montar seu negócio Online .

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