MARKETING DE AFILIADOS: COMO COMEÇAR?

MARKETING DE AFILIADOS

Do inglês Affiliate Marketing, Marketing de Afiliados é a mais nova sensação entre os blogueiros, donos de site ou fan pages. O conceito é bem simples: é a divulgação de produtos de terceiros que em troca gerará comissões pelos cliques que foram efetuados nas propagandas ou comissões nas vendas de produtos ou serviços.

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Nos Estados Unidos este tema é bem difundido, porem no Brasil agora se escuta falar com cada vez mais força sobre esta forma de marketing.

 

É uma relação de troca onde o dono do blog ou site se predispõe a colocar na sua página uma propaganda lincada à página do terceiro que lhe dará comissão. Quanto mais vista for a sua página, mas acessados forem os links você será retribuído.

 

Assim como técnica é uma técnica de promoção ou propaganda também o é em termos de monetização de sites ou blogs.

 

Ao invés de o vendedor manter sozinho um site ou blog que informe sobre o produto ele procura por alguém que também tenha relação com seu produto de alguma forma e torna esta pessoa uma peça chave para conseguir mais clientes.

 

É uma forma inteligente de se abranger todo um público alvo onde quer que ele esteja por intermédio dos sites ou blogs de terceiros.

 

VANTAGENS DO PROGRAMA DE AFILIADOS

 

Eu vou começar dizendo que são inúmeras as vantagens. Uma delas é a credibilidade. Quando um site ou blog que trata de assuntos relacionados com os seus produtos ou serviços se prontifica a colocar propagando de sua empresa nas suas páginas isto gera credibilidade.

 

Quanto maior for a notoriedade do blog ou site no assunto, quanto maior for o número de views da página, maior é o retorno que se terá investindo neste site ou blog.

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Pense neste programa de afiliados como sendo um pequeno contrato. De um lado temos o contratante e do outro temos a parte contratada. Exatamente como está na figura acima.

 

A terceira parte envolvida é o comprador, consumidor do produto ou serviço que ao ser direcionado para o site ou blog do afiliado encontrará não só a propaganda em si, mas também informação.

 

É mais uma forma de trabalhar diretamente com seu público estando com ele onde quer que ele vá para informa-lo e convencê-lo a adquirir seus produtos ou serviços.

 

Em termos de custo, pode até ser um custo mais baixo do que fazer anúncios em fan pages como Facebook, no YouTube entre outras redes sociais.

 

Se pensarmos de forma inteligente é uma troca até justa, pois os afiliados é que irão se preocupar com o conteúdo e manutenção do seu site ou blog enquanto os vendedores poderão oferecer seus serviços em várias portas virtuais sem nem ter que se movimentar muito.

 

AFILIAÇÃO É PROFISSÃO?

 

No marketing de afiliados trabalhar com produtos ou info produtos de terceiros é uma profissão e custa tempo investido na sua página.

 

Para as pessoas que tem um grande sonho de trabalhar em casa ou conseguir ganhar com a internet, está é uma boa opção. Existem até afiliados profissionais ao redor do mundo.

 

Mas para isso ocorrer você deverá investir bastante em conteúdo e gerar credibilidade sobre os assuntos dos quais você trata. Esse passo leva um tempo, mas quanto maior for o seu trafego orgânico e quanto mais tempo as pessoas passarem no seu blog ou site, este é um bom termômetro de que o conteúdo oferecido satisfaz.

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Não basta apenas investir em conteúdo, o visual do blog ou site também tem que estar preparado para as visitas. É como se você fosse receber alguém na sua casa e quisesse que esta pessoa tivesse uma ótima impressão do seu lar.

 

Você arruma e limpa os moveis, faz algo para comer, prepara bebidas e por fim se veste adequadamente. Todo este ritual também deve acontecer em uma página da web. O tempo investido deve ser proporcional aos ganhos que você deseja alcançar.

 

RELAÇÃO GANHA x GANHA

 

Nesta parte eu vou falar um pouco desta relação ganha x ganha. É um a relação onde todas as partes envolvidas conseguem usufruir dos resultados.

 

No marketing de afiliados nós temos três personagens: o vendedor, o afiliado e o consumidor. Quando esta relação é positiva significa dizer que tanto a indicação do produto como o produto em si satisfizeram o consumidor final.

 

O feedback desta relação é positivo e tanto você como a empresa que de certa forma você está representando ganham pontos pelo processo. Quando o feedback é negativo, então é uma forma de a empresa melhorar seus produtos.

 

Este feedback pode vir tanto através de comentários na sua página ou blog como comentários e reclamações na página do produto.

 

Trabalhar com afiliados é saber que sua opinião conta bastante e que o produto deve ultrapassar as exigências nestes aspectos.

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Pense da seguinte forma: o consumidor procurava por informação, entrou no seu blog e encontrou tanto a informação com uma indicação de um produto x. Através do link que foi disponibilizado em sua página ele entre na página do vendedor e faz sua compra.

 

Para se chegar à conversão é preciso muito esforço, ou seja, nem todo cliente em potencial entrara na sua página e comprara o produto. Você terá que convencê-lo passo a passo.

 

Trabalhar com afiliação é um pouquinho mais complicado do que você imagina. Requer muito investimento em conteúdo e técnicas de persuasão.

 

COMO FUNCIONA O PROGRAMA DE AFILIADOS

 

O programa de afiliados funciona da seguinte forma: alguém está vendendo. Eu tenho um blog ou site sobre um assunto que pode gerar vendas. O consumidor também faz uso do meu blog ou site para saber onde comprar.

 

Quando através de um link no meu blog ou site o cliente converte em compra eu sou pago pela indicação.

 

Existem algumas formas de se mensurar o custo da indicação dentre eles estão:

  • CPC ou custo por clique: basta que haja um clique em uma das propagandas da empresa a qual você é afiliado para que você já seja recompensado por isso;
  • CPA ou custo por ação: nesta opção uma ação deve ser gerada para que você possa ser retribuído. Esta ação pode ser o pagamento de um boleto, um deposito em conta ou qualquer outro tipo de ação;
  • CPL ou custo por Lead válida: nesta forma além de o consumidor ter que fazer uma determinada ação, está ação devera converter em leads validas. Algumas empresas disponibilizam instruções sobre quando e como estes leads serão qualificadas;
  • CPM ou custo por mil: diz respeito a ganhos baseados em mil visualizações. Existem métricas como pageviews entre outras para mensurar a visualização de uma determinada propaganda.
  • CPF ou custo por formulário: basta que o cliente preencha um formulário para que você tenha mais um ganho;
  • CPV ou custo por venda: aqui você só ganha quando o processo do cliente chega em uma conversão em vendas. Neste caso é sempre bom que o afiliado procure por quem oferece uma melhor comissão de vendas.

 

JANELA DE COMISSÃO

 

O tempo que passa entre o clique no banner da empresa a qual você se afiliou e a conversão em vendas para você afiliado é chamado de janela de comissão.

 

Esta janela de comissão pode ter valores variados, mas uma janela de comissão muito grande geralmente não é muito boa pedida. Por quê?

 

Falando em termos de informática a sua indicação para uso posterior fica registrada nos cookies do computador do cliente. Se ele voltar ao site dentro do período relativo a janela de comissão e ele ainda mantiver os cookies sua venda fica registrada.

 

Porém se por outro lado o cliente que desejava comprar o produto, mesmo no período determinado da janela de comissão, apagar estes cookies com uma formatação ou pelo não rastreamento de cookies, você perderá o vínculo com aquela venda.

 

FACEBOOK ADS PARA AFILIADOS

 

Outra forma de se trabalhar com o programa de afiliados é através de anúncios no Facebook. Esta rede social poderosa é muito útil para quem deseja ingressar na afiliação.

 

O Facebook tem um total de 1,23 Bilhão de usuários online. É um grande quantitativos se começarmos a considerar as possibilidades de vendas.

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Existem algumas dicas para não se sujar com a rede ao fazer suas indicações de produtos aos quais você está indicando. Vamos ver abaixo algumas delas:

 

  1. Quando você faz a publicidade deve lembrar de que o produto não é seu. Você apenas o representa. Tente não colocar links diretos seus nos anúncios;
  2. Procure não sair gastando todo o seu dinheiro. É tentador o fato de que com anuncio que pode custar por volta de cinquenta reais ou menos você conseguir vender para sua rede no Facebook grandes valores. Tente ir por partes. Invista em um produto em especial e se obtiver retorno passe a investir em cada vez mais;
  3. Segmentação de público. Segmentar e dividir ainda mais o que já tinha sido dividido antes. Mas por que funciona? Quanto mais especifico for o público alvo você terá grandes chances de estar atingindo realmente os clientes que se interessam pelo produto ou serviço e que vão converter em vendas e gerar sua comissão.
  4. Faca anúncios em vídeo. Quanto mais detalhada estiver a estratégia de captação de cliente, mais esta estratégia tem chance de converter em vendas. Com os vídeos visualizar dados do produto se torna dinâmico e divertido.

 

COMO GERAR RESULTADOS COMO AFILIADO?

 

Com o marketing de afiliados é bem fácil gerar resultados, mas isso implica em grande esforço. Não apenas manter conteúdos atraentes como também anúncios que mostrem realmente produtos que cheguem a suprir a necessidade do cliente.

 

Você vai ter que aprender a captar o cliente certo, por isso a segmentação e tão importante. Deverá usar das melhores estratégias para divulgar seus links e banners.

 

Antes de tudo deverá escolher o melhor produto ao qual se afiliará. Em termos mais gerais você terá que se debruçar e primeiramente estudar um pouco do produto e suas nuances.

 

A partir daí você terá conteúdo sobre o qual falar. Para obter muitas conversões você tem que se dedicar, manter uma relação estreita com o público do seu blog, site ou fan page. Com base nisso você já tem um norte de como e quando fazer.

 

Uma dica importante é: não encha sua página de indicações. De preferência aquelas com as quais guarda relação os assuntos do seu blog ou site.

 

PROGRAMA DE AFILIADOS MAIS ACESSADOS

 

  1. Hotmart: é uma plataforma de produtos digitais e que oferece boas comissões. Esta plataforma está em alta nos dias atuais e é a plataforma mais escolhidas entre os afiliados;
  2. Hostgator: prometendo ganhos maiores que 4.000,00 reais, o Hostgator é um serviço de hospedagem. Mas para isso você deve efetuar 21 vendas;
  3. Google Adsense: é uma forma de se ganhar através dos cliques pelo Google;
  4. UOL afiliados: é também mais uma forma de se ganhar por cliques. UOL garante lucros por clique em sua publicidade;
  5. Portal Educação: empresa de cursos à distância que oferece retorno pelos cliques que se converterem em compra de cursos;
  6. Sephora: aqui você recebe por vendas de produtos de beleza;
  7. Submarino: com comissões de 8% sobre vendas realizadas, o Submarino é uma boa opção de afiliação;
  8. Curso 24hrs: também promete recompensá-los através da conversão em venda de cursos online.

 

Todas as plataformas acima prometem ganhos para os afiliados, basta somente ler os termos referentes a afiliação para que se tenha uma ideia de como a empresa trabalha, como é o seu produto e por que indica-lo.

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Mais uma vez, não encha sua página de indicações caso contrários as mesmas irão perder força e credibilidade. Escolha com base no assunto tratado ou vivido por você e seu público. Pensando desta forma você estará agregando.

 

Para chegar ao patamar de geração de grandiosos resultados você terá que passar por etapas e uma delas e exatamente a construção da credibilidade. Em termos gerais podemos dizer que a credibilidade custa muito dinheiro.

 

Com a credibilidade você poderá indicar o que quiser até picolé para esquimó que vai acabar convertendo em venda.

 

Mas esta credibilidade é conseguida no longo prazo e sem exageros.

 

CONSTRUÇÃO DA CREDIBILIDADE

 

Como já dito acima você terá que passar por passos até chegar no patamar onde suas indicações são importantíssimas. Para se conseguir este patamar leva-se um tempo determinado e esforço continuo.

 

Qual é o seu foco? É ganhar dinheiro? Então saiba que para estar entre aqueles que ganham horrores por mês, você terá que investir tempo em conteúdo mesmo quando se tratar de publicações no Facebook.

 

Para se conseguir conteúdo tem que se estudar o tema a ser tratado e verificar se o produto que você quer indicar guarda relação com o tema central do blog, site ou até da fan page.

 

Não faça como a maioria, procure caminhos mais concretos, porque o que mais tem por aí são pessoas querendo ganhar dinheiro com a internet a todo custo.

 

CONCLUSÃO

 

Dizer que não é vantajoso apostar em programas de afiliados é mentir. Entretanto não é tão fácil quanto parece ser pois muita gente está entrando neste meio e querendo fazer igual.

 

Qual é o seu diferencial? O que você está buscando além de uma boa remuneração? Indicar por indicar é fácil, basta saber se as pessoas vão confiar em suas indicações e se isso se convertera em vendas que é o que todos estão em busca.

 

Lembre-se que se a relação é tripartida entre consumidor, afiliado e vendedor, então tenha a certeza que ambas as partes devem estar satisfeitas para que o resultado final que são as comissões aconteçam.

 

Tente não massacrar o cliente com indicações, já que pela quantidade de informações ele acabara não prestando muita atenção ao que você está dizendo ou indicando.

 

Busque por informações antes de sair colocando links no seu site, blog ou até mesmo fazendo anúncios em redes sociais. Veja quais são as vantagens de se ser afiliado de determinada empresa e se esta é idônea.

 

Invista tempo e dinheiro se for necessário para criar e manter credibilidade. Ela é muito importante. Acompanhe o comentário de seus leitores para que não acabe indicando alguma coisa que não está servindo bem para eles e ficar difamado.

 

O Layout do seu blog ou site deve ser clean e objetivo. Tente não colocar muitos anúncios na página inicial, land page, opte por colocar links no corpo dos artigos.

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Seja criativo nos seus anúncios, mas não esqueça de não colocar seu link direto neles. Faça a segmentação do seu público para que possa atingir clientes em potencial cada vez mais qualificados e que poderão converter em vendas no final da jornada de compra.

 

Faça disto tudo uma profissão com tempo determinado para início e para fim de expediente. Invista em conhecimento, pois quem muito conhece muito tem a dizer.

 

Não perca o foco. Mantenha o nível conseguido até então e continue sempre melhorando para captar cada vez mais clientes e comissões das vendas. Seja autentico e invista em si primeiramente antes de sair por aí investindo em qualquer coisa seja o que for.

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Eduardo Macedo

Blogueiro, Empreendedor Digital com a missão de ajudar o maior numero de pessoas a montar seu negócio Online .

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