O que é Procrastinação, e como Acabar de Vez com esse MAL! Saiba como eliminar esse malefício antes que ele Sabote seu Futuro!

Quem é que nunca deixou algo para se resolver de última hora?

Ou talvez enrolou para fazer alguma coisa? A grande maioria das pessoas podem até não conhecer esse problema pelo nome, mas, infelizmente a procrastinação é um hábito muito presente em nossas vidas.

como-eliminar-a-procrastinação-paulo-vieira

Adiar atividades ou tarefas necessárias e importantes para outro dia ou até mesmo para um tempo futuro qualquer, é algo comum, certo? Porém, o que muitos não sabem é que esse “simples” hábito pode prejudicar e muito a nossa rotina do dia a dia.

 

Sendo assim, se você não sabe ao certo o que é a procrastinação, bem como o que fazer para conseguir evitar com que ela sabote o seu futuro, então, não se preocupe, pois você está no lugar certo e após ler este artigo sem dúvida alguma saberá como eliminar esse grande malefício. Vamos lá?

 

O que é procrastinação

De um modo geral, a palavra procrastinação significa um adiamento de determinada ação, ou seja, a grosso modo poderíamos dizer que essa nada mais é do que a famosa mania de deixar tudo para se fazer depois, adiando o máximo possível algo que certamente poderíamos ter começado antes e até mesmo já finalizado.

 

Para que você possa entender um pouco melhor, pense no seguinte exemplo: Um estudante deve entregar um trabalho de conclusão de curso daqui um mês, porém, ele acaba deixando isso de lado até que falta apenas um dia para realizar a entrega do trabalho.

 

O estudante tem que dar conta de fazer tudo em apenas um dia, sendo que ele poderia ter realizado esse trabalho com bem mais tranquilidade dentro dos 30 dias que lhe passaram.

 

2014.19.08-Como-Eliminar-a-Procrastinação-blog-516x315

 

 

 

 

 

 

 

 

Por um acaso você já se viu em uma situação como desse estudante?

Provavelmente a sua resposta será sim, pois faz parte do ser humano como um todo, querer deixar tudo para depois, vindo a procrastinar.

 

Com certeza, dormir, assistir um filme, fazer algo que gosta ou simplesmente não fazer nada, parece ser algo bem mais interessante do que cumprir com os seus deveres, não é mesmo?

 

 Mas, no momento de realizar a atividade atrasada, seja ela um serviço, trabalho ou função, todos nós pensamos a mesma coisa: “Poxa, por que eu não fiz isso antes? ” Por melhor que pareça ser procrastinar, acredite, não é.

R$5 a R$10 Mil ao Mês com o Método Formula Negócio Online >> CLIQUE AQUI

 

Deste modo, é interessante pararmos para analisar que a procrastinação só prevalece em nosso dever, até mesmo porque nunca procrastinamos coisas que sentimos prazer ou gostamos.

Entendendo a Procrastinação segundo a Ciência…

Segundo psicólogos, a grande maioria de nós já começa o dia procrastinando pelo simples ato de apertar o botão do despertador, o qual nos permite ficar em nossa cama por ao menos mais 10 minutinhos e isso é um ato de procrastinar.

 

Quando procrastinamos, automaticamente deixamos de fazer algo. Por isso, nesse sentido é muito importante analisar a si mesmo e conseguir verificar em quais momentos você acaba procrastinando.

 

Além disso, um aspecto bem interessante a ser analisado é que sempre estamos fazendo algo, pois não há como não fazer nada. No mínimo, estamos respirando e provavelmente estaremos tendo sentimentos, sensações corporais e pensamentos que vem e vão.

naom_55f1b2df4b4b9

Deste modo, o adiamento ou procrastinação de uma ação é exatamente isso: escolher por fazer algo não importante e deixar de fazer o mais importante de tudo.

 

Armas da procrastinação X futuro

 

Ao contrário do que muitos imaginam, a procrastinação pode ser um sério problema em termos de vida pessoal, quanto de carreira caso você não tome algumas providências.

 

Os efeitos colaterais do ato de procrastinar incluem em sua rotina do dia a dia:

  • Muitas horas extras de trabalho;
  • Oportunidades perdidas;
  • Ressentimentos;
  • Desgaste;
  • Estresse;
  • Culpa

 

Sendo assim, o padrão comportamental de procrastinação pode ser desencadeado através de diversas maneiras e é por isso que você não procrastina pelo mesmo motivo sempre.

 

Algumas vezes podemos procrastinar por estarmos muito cansados, ou talvez porque o nosso dia foi desgastante, mas, de modo geral a procrastinação acaba funcionando como uma válvula de escape.

 

Já outras vezes, essa vontade de procrastinar acaba fazendo com que você sinta preguiça e cansaço, o que consequentemente não deixará você terminar aquilo que estava fazendo.

 

Mas, de um modo geral você já parou para pensar o quanto procrastinar pode acabar prejudicando até mesmo o seu futuro? Isso pode até parecer exagero, porém, se você não tomar as medidas necessárias, infelizmente é o que irá acontecer.

procrastinar-capa

O ato de procrastinar possui algumas armas bem específicas contra o seu futuro, as quais, nada mais são do que:

 

-Preguiça:

 

Ter preguiça é uma arma poderosíssima da procrastinação, onde muitas pessoas acabam se deixando levar por uma grande e intensa vontade de simplesmente não fazer nada.

 

-Comodidade:

 

Essa característica também faz parte do ato de procrastinar, pois, ao sentir uma certa comodidade em determinadas situações automaticamente tendemos a ficar naquela, a qual por sua vez, apenas irá prejudicar o nosso futuro.

 

-Atraso de tarefas importantes:

 

Outro fator muito comum desse ato é o atraso de tarefas importantes, as quais, deixamos de fazer ou as evitamos ao máximo para podermos realizar algo que não era importante.

 

-Falta de tempo:

 

Sem dúvida alguma, a falta de tempo é gerada pelo ato de procrastinar, pois ao fazermos isso consequentemente ficamos sem tempo para realizar nossas tarefas, o que nos deixa sempre atolados.

Capturar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Isso infelizmente irá impedir com que você possa fazer algo que venha influenciar diretamente em seu futuro, como por exemplo, um curso extra (até porque, como você vai fazer algo extra se você ao menos tem tempo para realizar suas obrigações mínimas?).

 

Essas são algumas dentre muitas armas utilizadas pela procrastinação, as quais, se somadas em seu dia a dia irão resultar apenas em fatores negativos para a sua vida e que sem dúvida alguma irão sabotar o seu futuro.

 

Lembre-se, de nada adianta almejar mundos e fundos se você ao menos consegue controlar a sua vontade de procrastinar, pois não fazer nada pode até parecer bom em alguns momentos, mas, enquanto você está ali “sem fazer nada”, existem outras pessoas se aperfeiçoando e se dedicando para conseguir um futuro promissor, enquanto você procrastina e espera a necessidade ater em sua porta.

 

Procrastinação x saúde

 

As pessoas que deixam de cumprir os seus afazeres para bater papo no WhatsApp, navegar na Web, conferir seu feed de notícias no Facebook, jogar vídeo-game, ou simplesmente dormir, não sabem que tal ato de procrastinar pode fazer muito mal a sua saúde.

 

preguia-de-malhar1

 

 

Segundo estudos realizados por psicólogos e especialistas, o famoso “deixar para amanhã” pode afetar a sua vida acadêmica, seu rendimento no trabalho, suas finanças e acima de tudo o seu bem-estar e por esse motivo tal atitude tão comum entre as pessoas acabou se tornando um assunto intensamente estudado.

 

Através de uma pesquisa realizada com 2 mil alunos, foi-se comprovado que os estudantes que preferem procrastinar possuem uma conduta mais imprópria e tendem a mentir, colar e até mesmo falsificar para poderem compensar todo o seu tempo perdido.

 

Mas, até que ponto isso realmente vale a pena? Será que procrastinar é mais importante do que a sua saúde e seu bem-estar? Provavelmente nesse exato momento você deve estar se perguntando no que esse ato pode prejudicar a sua saúde, não é mesmo?

A resposta é bem simples, desenvolvimento de problemas como:

 

  • Insônia;
  • Estresse;
  • Depressão;
  • Dependência química;
  • Baixa autoestima;
  • Fortes dores de cabeça;
  • Aumento do uso de remédios.

 

Deixar suas tarefas para depois até pode trazer uma sensação imediata de prazer, porém, no dia seguinte, diante ao acúmulo de todo o trabalho deixado para traz, você será exposto a um grande nível de estresse e pressão, sendo assim, procrastinar é uma falta de respeito com o seu “futuro você”.

 

Além disso, todo esse acúmulo excessivo irá gerar uma insegurança em relação a sua capacidade, o que consequentemente irá fazer com que você tenha uma baixa autoestima. Viu só como a procrastinação pode influenciar de modo direto em sua vida?

 

Procrastinação x Empresa

 

Se você achou que o ato de procrastinar poderia afetar de modo negativo apenas em sua saúde, se enganou, pois, a procrastinação também pode prejudicar e muito a sua vida profissional.

 

Um relatório para terminar, uma reunião para marcar, o imposto de renda para enviar… O coração palpita bem acelerado e falta pouquíssimo tempo para acabar o seu prazo, mas, como ninguém é de ferro, você para procrastinar um pouquinho.

avoid-laziness-work

Porém, antes de voltar a sua obrigação você precisa se preparar para encarar o árduo trabalho à frente, então, que tal tomar um copo de água? Ou talvez ir ao banheiro? Ou quem sabe não seja melhor uma xícara de café que auxilia na concentração?

 

Você provavelmente deve ter se identificado com essa cena, não é mesmo? Para muitas pessoas, procrastinar é algo que ocorre de um modo eventual e que não causa prejuízo.

 

Porém, em alguns indivíduos essa prática pode se tornar um grande obstáculo no desenvolvimento e desempenho de suas tarefas (principalmente no ramo profissional) vindo até mesmo gerar sofrimento.

 

Deste modo, segundo especialistas, é a noção de todo malefício ou prejuízo que acaba definindo uma procrastinação exagerada em nossas vidas. Sendo assim, de um modo geral, pode-se dizer que o ato de procrastinar poderá ocasionar em sua vida profissional:

 

  • Perda de emprego;
  • Atraso nas entregas;
  • Falta de compromisso e responsabilidade;
  • Perdas de lucros;
  • Clientes insatisfeitos;
  • Resultados negativos;
  • E até mesmo falência de seu negócio.

 

Sem dúvida alguma, esse assunto não é brincadeira e se não dosado do modo certo, o ato de procrastinar pode interferir diretamente em seu trabalho e claro, em suas finanças, ok?

 

Libertando-se da procrastinação

 

Até agora falamos sobre o que é a procrastinação, quais são suas consequências para nossa saúde, trabalho e vida de modo geral, certo? Mas, você sabe como fazer para se livrar de vez desse hábito negativo realizado em nosso dia a dia?

 

Conseguir procrastinar com certeza não é uma tarefa muito difícil de se concretizar, deste modo, o grande desafio está em deixar este hábito de lado e realizar suas tarefas. Porém, antes de mencionar o que fazer para conquistar esse resultado, é importante que você saiba quais são as suas principais causas, confira:

 

  • Falta ou inexistência de um bom motivo para poder executar seu trabalho.
  • O trabalho ou atividade a ser realizada não faz sentido ou simplesmente não tem importância para você.
  • Você acredita na ideia de que não possui competência para poder lidar com tal situação.
  • A tarefa aparentemente é bem complexa e difícil de ser realizada, por isso, adia-la acaba sendo a melhor solução no momento.
  • Excesso de distrações.
  • Falta de disciplina.
  • Cansaço físico.
  • Preguiça exagerada.
  • Vontade de dormir ou simplesmente não fazer nada.
  • Autoconfiança de achar que poderá fazer tudo o que está atrasado no dia seguinte, o que infelizmente não acontece e acumula mais ainda.

 

Agora, após conferir as principais causas do ato de procrastinar, escolha aquela que mais se enquadra em seu tipo de situação e pare para pensar se tais atitudes estão sendo benéficas ou não para você.

 

Sendo assim, se a sua resposta for não, isso significa que está mais do que na hora de dar um basta para toda essa procrastinação e evitar com que esse hábito sabote o seu futuro. Vamos conferir como?

Livre

1° Saiba firmar seus compromissos e tenha metas:

 

Com certeza você já deve ter passado por situações as quais acabou realizando uma tarefa ou trabalho que normalmente levaria apenas 5 horas em um terço do tempo? Acertei? Mas, por que você fez isso? Aposto que por não possuir outra saída, correto?

 

Sempre quando não possuímos outra saída a não ser realizar tal tarefa devido ao nosso prazo e obrigatoriedade, a fazemos com uma grande rapidez e no prazo previsto.

metas-26x02-1024x767

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Isso simplesmente prova que possuíamos a capacidade desde o início, porém, só não fizemos pelo simples costume da procrastinação de deixar para depois. E se criássemos todo esse senso de urgência para tudo o que formos fazer? Provavelmente teríamos esse mesmo grande desempenho em todas as ocasiões,

 

Evidentemente isso não é uma tarefa fácil, pois, assim como procrastinar é um hábito, conseguir fazer atividades com um senso de urgência (até mesmo quando elas não são urgentes) também é um hábito e você PODE adquiri-lo.

 

Uma boa técnica para poder atrair tal hábito é realizar compromissos de cumprimento de objetivos e metas consigo mesmo e com os outros, por exemplo: “Irei deixar os resultados do fechamento do mês prontos até dia 25, ás 18:00”. Tente ser o mais específico possível com os seus prazos e metas.

 

Informe outras pessoas sobre o seu compromisso, pois isso normalmente tende a resultar em melhores efeitos do que o simples compromisso “solitário”, principalmente no início de todo esse processo. Lembre-se que ninguém gosta de descumprir compromissos que estão firmados (ou pelo menos não deveria gostar, né?)

 

2° Faça planejamentos e possua pequenos objetivos:

 

Sem dúvida alguma, não saber para onde ir acaba sendo uma das coisas mais paralisantes no momento de realizarmos uma atividade a ser feita. Você provavelmente já deve ter passado por situações as quais não realizava nada pelo simples fato de não saber o que se fazer, não é mesmo?

 

Por isso, ao possuir metas a serem cumpridas, o primeiro passo para evitar a procrastinação é definir como irá conseguir chegar em seu resultado final, pois o importante mesmo é que você possua pequenos objetivos, os quais, se cumpridos de modo correto te levarão ao cumprimento de uma meta maior.

definindo-metas-blog

 

 

 

 

 

 

Além disso, é do ser humano sentir uma sensação positiva quando definimos algo a ser feito e realmente concretizamos. Toda essa sensação do “dever cumprido” nos estimula a continuarmos no caminho certo e estabelecer uma meta distante e sem objetivos menores fará com que não tenhamos nenhuma satisfação no decorrer de sua concretização o que consequentemente poderá nos desmotivar.

 

Então, sempre defina grande metas, porém, com objetivos menores que irão de fato te levar até ela. Lembre-se que esses objetivos devem ser possíveis de se realizar, de modo que ao conclui-los você possa partir para a realização do próximo.

 

-3° Nasça de novo todo o dia e nunca largue tudo:

 

Muitas pessoas utilizam uma afirmação um tanto quanto comum: “eu sou assim e infelizmente não irei mudar”. Me desculpe, mas esse tipo de ideia infelizmente não irá levar ninguém para frente, pois nós, como seres humanos somos mutáveis e segundo um velho ditado: “ é próprio dos sábios decidirem mudar de opinião”.

 

Portanto, não importa o modo como você veio se comportando até hoje, pois irá depender apenas de VOCÊ passar a agir de uma maneira completamente diferente. Com isso, a qualquer momento você pode se propor a agir de um outro modo e nascer de novo.

 

Já em outras ocasiões, até chegamos a tentar definir algumas metas e até mesmo cumpri-las, porém, no primeiro fracasso simplesmente desistimos e largamos mão de tudo.

download (2)

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma coisa garanto a você, por mais dedicado que seja certamente você ainda irá fracassar ao tentar se disciplinar contra a procrastinação, porém, o seu modo de agir mediante tais fracassos dependerá exclusivamente de você definir se é um perdedor ou vencedor.

 

Por isso, ao planejar uma meta a ser alcançada, realizar tudo corretamente e mesmo assim não alcançar o resultado, verifique a razão desse fracasso e aprenda modificar aquilo que acabou saindo errado. Faça melhor da próxima vez e quantas vezes forem necessárias.

 

-4° faça o pior primeiro:

 

Em diversos tipos de ocasiões em nossas vidas, tendemos a fazer coisas de igual importância, certo? Mas isso é uma atitude errada. Tente começar por aquela atividade que você menos gosta ou deseja fazer.

11.supermotivado1

Uma das frases mais reconfortantes utilizadas quando nós passamos por momentos difíceis é: “Calma, o pior já passou” certo? Deste modo, o nosso cérebro trabalha melhor quando possuímos a sensação de que aquilo que era considerado o mais difícil já foi concretizado e agora as tarefas restantes se tornam bem menos complicadas.

 

Por essa exata razão, sempre faça o pior primeiro. Após isso, você certamente irá receber a motivação necessária para poder cumprir os demais, vindo a vencer a procrastinação.

 

5° Saiba eliminar o superficial:

 

Ao começar a definir metas, objetivos e planos para absolutamente tudo o que fizer em seu cotidiano, em pouquíssimo tempo você estará afogado em tatos compromissos que certamente irá perder a sua motivação.

 

Sendo assim, determine a sua maior energia para aquilo que é considerado mais importante para você. Por fim, aprenda a eliminar o superficial e foque em fatores que realmente irão fazer a diferença em sua rotina do dia a dia.

 

Criando um novo hábito livre de procrastinação

 

Agora, após conferir todas essas dicas mencionadas acima, que tal começar neste exato momento a criar um novo hábito de procrastinação? Sem dúvida alguma a sua vida irá mudar da água para o vinho e acima de tudo você estará evitando com que essas atitudes sabotem o seu futuro.

 

prosperar_homem_livre

Segundo estudos realizados, as pessoas que possuem uma rotina ativa e que conseguem evitar ao máximo o ato de procrastinar em seu dia a dia, tendem a ter um futuro promissor e finanças significativas, pois ao invés de se distraírem com coisas fúteis, ou simplesmente não fazerem nada, essas pessoas estão investindo no seu futuro e modo de viver, o qual, sem dúvida alguma é bem mais positivo sem procrastinarmos, não é mesmo?

 

Por isso, tenha sempre em mente que o ato de procrastinar se não utilizado do modo correto, pode SIM, afetar a sua vida de um modo significativo, sendo assim, crie novos hábitos e esteja 100% livre da procrastinação.

 

Procrastinar de um modo geral até pode ser algo bom naquele momento, mas, após você voltar para a sua realidade toda aquela sensação irá se tornar em estresse, preocupação, insegurança e muitos outros malefícios para a sua saúde e vida pessoal.

 

Agora eu te pergunto, será que tudo isso vale a pena? Se a sua resposta for NÃO, então, siga todas as dicas mencionadas acima e mude de vida, fique livre da procrastinação e veja como a sua rotina com novos hábitos poderá ser muito maus prazerosa e vantajosa! Boa sorte.

Deixe Seu Comentário é muito Importante para nós !

 

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Como Para com a Procrastinação
Author Rating
51star1star1star1star1star

Ebook Grátis!! Passo a Passo Essencial para montar seu Negócio Online do Absoluto Zero...  

Eduardo Macedo

Blogueiro, Empreendedor Digital com a missão de ajudar o maior numero de pessoas a montar seu negócio Online .

Website:

12 Comentários

  1. Aldemir

    gostei. Senti que foi útil para mim. gratidão pela contribuição.

    • Eduardo Macedo

      Obrigado, e fique a vontade sua opinião é muito Importante!

    • Eduardo Macedo

      Grato, bom ter você por aqui sua opinião e muito importante grande abraço!

  2. Maria Aurea

    Gostei, me ajudou muito. Parabéns.

    • Eduardo Macedo

      Grato, bom ter você por aqui sua opinião e muito importante grande abraço!

  3. Adriane

    Adorei o artigo,me vi nele e todas as dificuldade que venho passado por conta da procrastinação,Tenho tido até crises de ansiedade quando bate o aperto da meta obrigatória e não cumprida…
    Obrigada por todas estas informações.

    • Eduardo Macedo

      Muito Obrigada, bom ter você por aqui sua opinião e muito importante grande abraço!

  4. Vinicius

    Parabéns pelo artigo!

    • Eduardo Macedo

      Obrigado amigo, bom ter você por aqui sua opinião e muito importante grande abraço!

  5. Danielle Simões

    Muito gratificante esse artigo
    obg
    Passei muito tempo perdendo tempo…
    Adeus Procrastinação

    • Eduardo Macedo

      Muito Obrigado, bom ter você por aqui sua opinião e muito importante grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *