COMO CRIAR UM BLOG DE SUCESSO

Como criar um blog de sucesso nos dias de hoje, é um desafio a ser perseguido por muitos empreendedores. É preciso saber o que fazer para se manter bem posicionado nos mecanismos de buscas. Questões sobre como fazer um blog ter sucesso, como gerar tráfego gratuito, como deve ser meu relacionamento com a audiência são algumas das perguntas mais feitas ultimamente entre os internautas. Na verdade, existem alguns tópicos que podem ser trabalhados para facilitar seu percurso online. Vamos falar sobre alguns deles agora?

como-criar-um-blog-de-sucesso1 – GRANDE BENEFÍCIO DE SE MANTER UM BLOG

Todos sabem que criar um blog de sucesso funcionando perfeitamente isto demanda algumas atitudes tais como: fazer com que o blog seja visualmente atrativo, preocupações com o conteúdo e a compra de um domínio interessante.

Além disso você terá que investir seu tempo e algum dinheiro para manutenção da publicidade que seu blog já obteve.

Entretanto, quais são os benefícios de se criar um blog?  Inúmeros são os benefícios. Começando pelos benefícios que uma audiência qualificada pode trazer de negócios comerciais até trabalhos voltados para sua área de atuação.

Com um blog feito a interação entre você e seu público é imediata e constante. Com apenas um clique seu público em potencial chega a seu blog e encontra a informação de que procuram. No blog a conversação é de um para um e você pode saber como sua relação com seu público está por meio dos comentários.

No seu blog o usuário encontrará um lugar onde pode ter suas dúvidas sanadas, ou melhor, um lugar onde pode encontrar dicas de produtos ou serviços os quais estão procurando. Ter um blog, é ter contato direto com o cliente através do conteúdo disposto.

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2 – TRÁFEGO QUALIFICADO GRATUITO

Existe um ponto principal a ser trabalhado que é a questão do tráfego gratuito e qualificado. Mas o que seria isto?

Para gerar tráfego qualificado e gratuito você precisa de conteúdo interessante e voltado para o tema foco do que está trabalhando no seu blog. Primeiramente você precisa identificar qual será o ramo de negócio no qual você investirá e trabalhar este ramo dentro do seu blog.

É preciso saber exatamente como e onde se deve fazer seus investimentos em publicidade para que não atinja um público alvo diferente do que realmente é o que gostaria de estar atingindo. Mas como isso ocorre?

Atingir público desqualificado ocorre quando ao invés de fazer suas publicidades para pessoas que realmente podem se tornar seus clientes em potencial, você faz a sua publicidade gratuita ou paga em qualquer lugar atraindo curiosos.

Como não é isso que queremos vamos por partes então. Primeiro escolha o tema principal a ser trabalhado em seu blog, invista em um template preparado para SEO e responsivo. Compre um domínio e instale em seu blog.

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Deixe todas as suas informações de contato a vista no seu blog e comece a investir também em conteúdo. Para o Google a relevância é palavra-chave para o sucesso. Criar conteúdo relevante, que realmente seja de bom uso para seu público é o ideal.

Você deve identificar o problema do seu usuário e tentar resolvê-lo de uma forma criativa e também orientada para SEO (Search Engine Optmization). Se você mantiver um relacionamento estreito entre o usuário, você e o Google tudo vai correr perfeitamente como o planejado.

Na página do Google que dá algumas explicações sobre ele e sobre como tratar seus usuários, você encontrará algumas explicações de como as coisas funcionam.

Mas e o tráfego qualificado? Procure seu público onde quer que ele esteja. Vá ao Facebook, Twitter, Instagram, Fóruns, You Tube, Google +, entre outros. Você deve criar também leads. Leads são contatos criados, mas são contatos qualificados criados mediante lista de e-mails ou coisa parecida.

Sabe quando você entra em um blog e ele pede para que você adicione seu e-mail para receber um e-book? Aquela ação é geradora de leads, contatos que poderão ser utilizados mais na frente.

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3 – POSICIONAMENTO COMO AUTORIDADE

Aumentar o ranqueamento do seu blog é um dos desafios que você encontrará pela frente. Você precisará elevar a autoridade do seu domínio. Como fazer isto?

A autoridade de domínio é uma numeração que vai desde o zero até cem e serve para medir a qualidade de seu site ou blog. É uma ferramenta interessante se considerarmos que a partir dela nosso blog poderá ser posicionado melhor nas buscas do Google.

O Google se baseia em estatísticas para calcular o seu posicionamento diante dos demais sites e blogs. Para tal ele analisará algumas informações como:

  • Quantidade e diversidade de links;
  • Qualidade dos links de outras páginas que apontam para o seu blog/site;
  • Quantidade de links de outras páginas que apontam para o seu blog/site;
  • Idade do seu domínio.

Mas qual é a minha autoridade de domínio?

Existe uma ferramenta chamada Open Site Explorer em que você simplesmente digita seu domínio no campo URL e depois salva os resultados. Nesta ferramenta você fica sabendo como está o seu blog e autoridade de domínio.

Haja o que houver tente não manipular estes dados para que não seja mal visto pelo sistema do Google. Invista pesado em marketing de conteúdo e SEO e assim estará atingindo ao seu público de maneira limpa e com muita qualidade.

Para manter a autoridade de assunto é preciso ser transparente e conciso. É saber exatamente qual é o ponto que você quer tratar e como vai tratar deste ponto.

Saiba que não será da noite para o dia que você terá sua autoridade de domínio ranqueada no Google. É preciso tempo para que isto ocorra e efetividade nos passos que foram dados acima.

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4 – GERAÇÃO DE TRÁFEGO ORGÂNICO

Para gerar tráfego orgânico você precisará conhecer o seu público, na realidade esse passo é primordial. Você precisa ter em mente como, onde e quando investir para que sua informação chegue ao público alvo qualificado e específico para o ramo que escolheu para o seu blog.

Entrega de conteúdo de qualidade é também de suma importância, pois quanto mais atrativo for o conteúdo, mais pessoas se interessarão em entrar no seu blog e não somente isto: permanecer conectado a seu blog.

Existem blogs que criam conteúdo única e exclusivamente para os buscadores. Eles exageram no trabalho da palavra-chave e nas técnicas de SEO esquecendo completamente que alguém ira ler o conteúdo e aprovar ou não.

A aprovação do conteúdo por parte do usuário é muito importante, já que quando ele não encontra exatamente o que está procurando ele não volta. Existem casos de que clientes entram na primeira página do blog e só pela forma como estão dispostos os conteúdos não agradarem, eles saem rapidamente.

Se um usuário, cliente em potencial, entrar no seu blog e não encontrar a informação de que necessita, ou melhor, encontra-la de forma obscura e de difícil compreensão, ele provavelmente não voltará a entrar em seu blog.

O que gera tráfego são as mais variadas visitas que ocorrem e em período de tempo determinado. Quanto mais pessoas se interessarem pelo conteúdo, o qual deve estar bem escrito e amarrado, mais tráfego você terá.

Mas o que seria tráfego orgânico? Tráfego orgânico são as visitas que chegam até o seu site/blog por intermédio do Google. É o melhor tipo de tráfego! Entretanto para se chegar neste patamar, leva tempo, esforço e por que não dizer dinheiro também em alguns aspectos.

Segundo o Wikipedia, primeiramente os usuários clicarão em links gratuitos para só depois de não encontrarem o que procuram, clicar em links patrocinados.

Pode parecer repetição, mas conhecer o seu concorrente e oferecer aquilo que ele ainda não oferece, também é uma solução muita boa no que diz respeito à manutenção de público.

Tenha em mente o seguinte: ter um blog é ter uma ferramenta de construção de confiança e relacionamento com o público, por esta questão tudo deve ser bem pensado.

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5 – RELACIONAMENTO COM A SUA AUDIÊNCIA

Não sei se você percebeu, mas tudo acaba girando em torno do cliente. Desde a escolha do template para o seu blog até a confecção de conteúdo relevante para o Google, mas principalmente para o usuário, você deve se preocupar com cada detalhe que vai fazer a diferença na hora de gerar tráfego.

Lembre-se de uma coisa: seus usuários entrarão no seu blog, lerão o conteúdo, preencherão o formulário de e-mail para gerar leads e comentarão abaixo das postagens. Quanto maior for esta interação, mais o seu blog está no caminho correto.

Já diz o marketing tradicional que relacionamento com clientes é essencial. É preciso saber primeiramente do que eles necessitam, quais são as tendências de comportamento, como eles tendem a avaliar o produto que você oferece.

Ao criar um blog, você tem a possibilidade de se manter em contato direto com o seu público alvo, saber o que eles pensam e desejam. Mas isto é uma coisa a ser conseguida passo a passo:

  • Buscar maiores informações sobre seu público;
  • Voltar o seu conteúdo para SEO e o público;
  • Investir em técnicas de manutenção de clientes.

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6 – CONTAR SUA HISTÓRIA

Alguns blogueiros pensam que para se ter um blog intuitivo basta colocar conteúdo e projeta-lo para os motores de busca. Não é bem assim. Para criar uma marca – entenda um blog como sendo uma marca – você deve pensar nos detalhes.

Por que é importante contar a sua história? É muito importante porque cria uma relação de intimidade entre você e seu usuário. Faz com que seu blog, empresa, produto e afins sejam conhecidos na integra e não só pelo que oferecem apenas.

É como se você estivesse cada vez mais próximo ao seu usuário por intermédio de blog. É como se você e seu usuário tivessem aquele ponto em comum.

É preciso ter em mente que a sua história é importante e traz cada vez mais para perto de você aquelas pessoas que se assemelham a você.

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 7 – DIVULGAR SUAS PROMOÇÕES EM TEXTOS, VÍDEOS E ÁUDIO

Na internet tudo é muito dinâmico. Quanto mais rápido se obtiver uma informação, mas as pessoas buscarão por esta informação no mesmo lugar.

 

Você pode fazer uso dos textos, dos vídeos e dos áudios para cooperar com o seu blog. Textos bem escritos com vídeo e áudio, facilitam a comunicação e o entendimento do tema. Você pode ir mais além ainda: você pode divulgar promoções nos seus textos, vídeos e áudio.

É muito fácil encontrar nos blogs de hoje conteúdo sendo oferecido em forma de e-book. Desta forma você vai estar não só oferecendo conteúdo como vendendo seu peixe. Cada vez que uma pessoa preenche um formulário com seu e-mail para receber um e-book, você constrói seus leads e mantem cada vez mais próximo a você seus usuários.

Não apenas os e-books, mas o próprio conteúdo do blog é ferramenta de captação de público. Vídeos e os áudios também são importantes. Você pode colocar dentro do conteúdo trabalhado em sua página vídeos de sua produção ou de terceiros. Isso irá agregar valor ao conteúdo e dar mais credibilidade.

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8 – O BLOG É SEU VOCÊ FAZ AS REGRAS

Para explicar este tópico eu vou fazer uma pequena comparação entre o seu produto e o produto do concorrente. Pense que você acabou de criar um blog, está com muito conteúdo a ser trabalhado em mente, mas tem receio do que pode ou não pode colocar lá.

Imagine agora seu concorrente: ele tem um blog já há algum tempo, possui bastante audiência e escreve orientado para SEO. O que vocês têm em comum além do fato de trabalharem o mesmo produto?

 Na verdade, você terá que construir seu blog do zero levando em consideração o que te movimenta a fazê-lo. Você vai ter que ter em mente que escrever sobre aquilo que se gosta e se tem muita autoridade sobre o assunto e bem mais fácil.

Faça você mesmo as suas regras, construa o seu espaço baseado naquilo que você acha correto sem esquecer das técnicas envolvidas, mas com autoria de assunto. Fale sobre aquilo que mais te causa satisfação.

Não bastará colocar um blog SEO orientado com conteúdo que não chama a atenção principalmente por que você não domina. Então faça de acordo com suas regras. Invente, inove e busque melhorias. O que ganha pontos com os usuários é a criatividade.

Fazendo as coisas a sua maneira, mas sem esquecer dos detalhes importantes, você não só se sentirá mais realizado com obterá maiores êxitos.

Lembre-se: no seu blog as regras são suas, você é quem determina como e quando o conteúdo vai estar disposto. Não há riscos de ser banido por violação de alguma regra em especifico tal como é nos canais do YouTube, Facebook, Adwords entre outros.

Nestes canais e páginas você fica atrelados às regras do funcionamento deles e não pode fazer uso das suas próprias regras. Além do que é muito mais complicado fazer a manutenção destes canais de comunicação exatamente por causa destas regras.

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CONCLUSÃO

De posse de todas as informações que nós te demos é importante recapitular os passos mais importantes antes de criar seu blog.

Você tem que saber que não basta ser mais um a criar um blog de sucesso nos mecanismos de busca, você tem que fazer a diferença. Invista seu tempo no blog como se um produto novo estivesse sendo criado. Como se uma marca nova tivesse que ser estabelecida.

Busque fazer sempre aquilo que te dá mais satisfação, pois falar sobre um assunto cuja autoridade você possua é bem melhor que falar sobre qualquer assunto que está mais bem cotado no momento do qual não guarde grandes conhecimentos.

Preocupe-se sempre com a qualidade do tráfego, nunca vá atrás de medidas de urgência. Construa seu espaço pouco a pouco e verá que seu blog irá se consolidar. Pense em seu blog como sendo um trabalho a longo prazo e com resultados também a longo prazo.

Mantenha-se sempre bem informado do que está acontecendo a seu redor e busque por alternativas que vão te levar a conseguir o resultado desejado, uma delas é a otimização para SEO.

Uma vez ranqueado e bem cotado nos motores de busca, trace alternativas de manutenção do público que conseguiu até então. Procure focar nos assuntos que trazem o usuário ao seu tipo de blog. Invista no visual. Faça infográficos, utilize vídeos, áudios e não abra mão de uma informação bem embasada.

Mantenha um relacionamento estreito com a audiência. Faça bastante uso do tráfego gratuito e das técnicas que o envolvem. Por fim, inove sempre pois a criatividade nesse ramo é muito bem premiada.

 

 

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